segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A Matemática e a Resolução de Problemas


A resolução de problemas é o centro do trabalho na Matemática. A partir desse exercício, a criança constrói conceitos e vê significado no aprendizado.
A matemática como ciência evoluiu a partir da solução de problemas reais. Por exemplo, os egípcios desenvolveram a Geometria e as unidades de medida porque precisavam desses elementos para medir as cheias do rio Nilo, que eram essenciais para a agricultura.
A proposta dos PCN é extrair os conceitos a partir da resolução do problema. Assim, a criança vê significado no aprendizado. Além disso, a construção da Matemática por meio da resolução de problemas exercita algumas estratégias de aprendizagem, como a intuição, a tentativa e erro e a validação.

Atenção!!!

Não são quaisquer problemas, e sim aqueles em que o aluno tenha de construir uma solução; em que esta solução não esteja pronta de antemão.

Baseado em www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,PPR-151-722-,00.html

2 comentários:

  1. Catiana Inês Niedermayer26 de janeiro de 2010 às 08:52

    É através da resolução de problemas que podemos acompanhar o verdadeiro desenpenho do aluno, melhorando assim a qualificação de nós professor e a própria aprendizagem do educando.

    ResponderExcluir
  2. se eu tenho 26 quilos de batatas e o saco custa 50,00 reais, como faço para achar o valor dos destes quilos produzidos

    ResponderExcluir