segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Problema dos camelos: uma possível solução

Enquanto os filhos discutiam a divisão dos camelos, próximo dali, encontrei um ser bastante intrigante, que caminhava de um lado para o outro falando:

O quadrado de 15 é 225; de 45 é 2025; de 75 é 5625; de 35 é 1225; de ...


Aquilo trouxe-me uma idéia de transformar sua habilidade de fazer conta em lucro...

E foi pensando nisto que acatei seu pedido de carona, mesmo sacrificando meu pobre camelo...

Logo após iniciarmos nossa viagem, defrontamo-nos com os três herdeiros e suas dificuldades em dividir a herança.

Meu caronista ao se inteirar do problema, foi logo dizendo:

"eu proponho que agreguemos o nosso camelos aos deles, os quais passaram a ter 54 camelos."

Você está louco, lhe dou carona e é esta a sua paga, quer dar meu camelo a outros, o que será da gente no meio deste deserto?...

Ele pediu-me paciência e que acreditasse nele e foi logo perguntando:

* para o filho mais velho: metade de 54 é? Ele respondeu 27 e como tinha direito a 26,5, ficou satisfeito com a solução;
* para o filho do meio: 1/3 de 54 é? Ele respondeu 18 e como tinha direito a 17,6.., também se deu por satisfeito;
* para a filha mais jovem: 1/9 de 54 é? Ela respondeu 6 e como tinha direito a 5,8.., também ficou satisfeita.

Estando os herdeiros satisfeitos ele devolveu-me o camelo, pegou um para si e ainda amarrou o outro para levarmos em nossa jornada...

Foi aí que comecei a dar valor a matemática...

Extraído de http://www.escoladavida.eng.br/mat2.htm

Um comentário: